Informações Gerais – IV ENAMA

O IV ENAMA aconteceu em Belém – PA, de 10 a 12 de novembro de 2010

fotos164

 Clique aqui para fazer download do cartaz do IV ENAMA

E4_cartazenama4

Um pouco sobre Belém do Pará

Complexo Feliz Luzitânia retrata a história da cidade

O complexo turístico, localizado na região portuária de Belém, com construções que datam do período colonial, atualmente abriga museus, restaurantes e oferece diversas opções de lazer às margens da Baía do Guajará.

Engloba a Igreja de Santo Alexandre, com seus belos jardins externos; o Museu de Arte Sacra, repleto de estátuas e artefatos religiosos que retratam a história regional; o Forte do Presépio e a Casa das 11 Janelas.

 

 

 

 

Forte do Presépio

Igreja da Sé

Cerâmica Marajoara

 

Estação das Docas – o sabor regional às margens da baía

Com uma área de 32 mil metros quadrados em 500 metros de orla fluvial de Belém, a Estação das Docas é um grande complexo de lazer, excelente para qualquer idade e para todos os gostos.

Ideal para passear e contemplar a Baía do Guajará, tomar deliciosos sorvetes de frutas regionais, assim como assistir a shows folclóricos e se deliciar com os pratos típicos da culinária paraense. Também abriga , museu, feira de artesanatos, lojas e muito mais.

O complexo todo construído em ferro inglês, no antigo porto da capital, foi restaurado e tombado pelo Patrimônio Histórico.

Praça pública, localizada às margens da Baía do Guajará .

O complexo conta com barracas de comidas típicas, bares, um palco, playground, calçadão de pedra portuguesa e um marégrafo – aparelho que mede o nível da maré



Estação das docas

Mercado do Ver-o-Peso

Um dos cartões postais de Belém, o Ver-o-Peso reúne tudo o que há de mais paraense. Na feira diversificada são encontrados peixes de água doce, carnes, frutas e legumes regionais, além de artigos religiosos e ervas medicinais.

O complexo, localizado no centro histórico de Belém, enche a alma dos visitantes e moradores com sua beleza, cheiros, cores e sabores.

.

Visão área do Ver-o-Peso

Theatro da Paz

 

 Mangal das Garças – síntese do ambiente amazônico

Lindíssimo local com borboletário, viveiro de pássaros, restaurante, farol e museu. Às margens do Rio Guamá, o parque fica localizado no entorno do Centro Histórico de Belém, em uma área de aproximadamente 40.000 m², contígua ao Arsenal de Marinha.

O Mangal das Garças representa uma síntese do ambiente amazônico, bem no coração da cidade. Uma obra emblemática onde a natureza é preservada e o homem aprende a conviver, sem destruir, com a sua circunstância ambiental.

Em harmonia com essa paisagem, foram introduzidas algumas edificações: pórtico, restaurante, mirante, viveiro de pássaros, viveiro de borboletas e beija-flores e quiosques para lanches.

Ilha do Mosqueiro
A 45 km de Belém, é conhecida por suas praias de rio. No mês de julho recebe uma quantidade muito grande de turistas devido às férias do meio do ano – férias de verão em Belém. Possui mais de 30 praias dentre elas a do Farol, com bons hotéis e restaurantes.

 Ilha de Marajó
 

A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do Estado do Pará localizada na foz do Rio Amazonas, arquipelago do Marajó.

Destaca-se pelos montes artificiais, nomeados “tesos”, construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. De acordo com relato de Sir Walter Raleigh no século XVI a ilha era também chamada de Marinatambal pelos indígenas.  Em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes.

Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha fluviomarinha do mundo. A cidade de Belém situa-se a Sudeste do canal que separa a ilha do continente. A maior ilha fluvial é a Ilha do Bananall.

Durante o surto de gripe esopanhola de 1918/1919, a ilha de Marajó foi a única área com uma população importante onde não se registraram casos da doença.

A ilha se destaca como o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil, cerca de 600 mil cabeças.

A proposição de decreto legislativo nº 2419 de 2002 dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do “Território Federal do Marajó”. O referido projeto, em tramitação no Congresso Nacional, definiria que caso viesse a ser aprovado, os seguintes municípios do estado do Pará seriam desmembrados para constituir o Território Federal do Marajó: AfuáAnajásBagreBrevesCachoeira do ArariChavesCurralinho,GurupáMelgaçoMuanáPonta de PedrasPortelSalvaterraSanta Cruz do ArariS. Sebastião da Boa Vista e Soure (fonte: Wikipedia).

.

Polícia Montada,Ilha do Marajó

Praia do Pesqueiro, Ilha do Marajó

Praia do Pesqueiro, Ilha do Marajó