Palestra 1 – I ENAMA

Ondas: construindo modelos reduzidos em EDPs

André Nachbin

IMPA

É bastante comum em Dinâmica dos Fluidos termos domínios com uma geometria não-trivial, problemas não-lineares de fronteira livre, dentre outros aspectos que levam a sistemas de EDPs (equações diferenciais parciais) de difícil acesso analítico e computacional. Desta forma é muito útil aprendermos a construir modelos reduzidos que permitam uma análise matemática cuidadosa assim como uma implementação computacional mais eficiente e precisa.

Nesta palestra  apresentaremos problemas em propagação de ondas que caem na categoria de sistemas de EDPs descrita acima. Motivados por entender matematicamente alguns fenômenos físicos interessantes (a serem brevemente descritos na palestra) desenvolvemos novos modelos reduzidos retendo as propriedades físicas desejadas e com propriedades matemáticas muito interessantes.

Em resumo, nesta palestra serão descritas algumas técnicas para a obtenção destes modelos reduzidos, acompanhadas de resultados computacionais para ilustrar os fenômenos físicos mencionados.

Voltar